29.10.05

Mudança de Hora

Esta madrugada, quando forem 2h da manhã, os relógios atrasam-se 60 minutos, dando-nos mais 3600 segundos que devem ser bem aproveitados.

A ideia de ajustar a hora às estações do ano, foi de Benjamin Franklin (1706-1790), o inventor do pára-raios e das lentes bifocais. A 26 de Abril de 1784, numa das crónicas que escrevia para o “Jornal de Paris”, Franklin queixa-se de os parisienses se levantarem tarde, ironizando mesmo ao ponto de escrever que o Sol se levanta muito mais cedo. Sugere que a hora mude e que no Verão a vida comece 60 minutos mais cedo, sendo que, segundo os cálculos que efectuou, Paris poderia assim poupar anualmente 32 mil toneladas de cera de vela. Porém, esta ideia demorou muito a ser colocada em prática.
.
Após a Iª Grande Guerra Mundial, os Estados sentiram a necessidade de poupança de energia. Neste sentido, os primeiros países a introduzir a “hora de Verão” foram a Alemanha e Áustria, a 30 de Abril de 1916. Três semanas depois, outros lhes seguiram o exemplo, entre os quais Portugal. Em 1918 foi a vez dos E.U.A.

Só a partir de 1974 é que se começou a generalizar a mudança de hora, aquando da crise do petróleo. Assim, como forma de aproveitar melhor a luz do sol e consumir menos electricidade em iluminação, alguns países decidiram adiantar os seus relógios.
.

.
Hoje, mais de 70 países aderiram a este regime. Este ano, por directiva comunitária (2000/84/EC), todos os países da União Europeia acertam os seus relógios na mesma data.

Sem comentários: