10.10.05

Incongruências

O Partido Social Democrata conseguiu ontem um bom resultado nas Eleições Autárquicas, conquistando grande parte das capitais de distrito (Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Viseu, Leiria, Vila Real, Bragança, Santarém, Portalegre), sem esquecer Sintra (uma dos concelhos mais populosos do país), para além das regiões autónomas dos Açores e Madeira.
.
Os resultados podem ser vistos como um cartão amarelo e um aviso para o Governo e para o Partido Socialista. Aliás, depois das calinadas do Dr. Mário Soares (que violou as leis em vigor apelando ao voto no seu filho em pleno dia eleitoral), prevejo uma vitória esmagadora do Dr. Cavaco Silva nas próximas Eleições Presidenciais.
.
Porém, a nível local os resultados deixam-me profundamente desolado. É incrível verificar que Seia teima em não mudar, é relutante á mudança, vá-se lá saber quais as verdadeiras razões. Os principais concelhos limitrofes são todos do PSD (Gouveia, Oliveira do Hospital, Nelas, Mangualde, Manteigas e Covilhã) e em Seia o reeleito presidente da Câmara vai para o seu 4 mandato, manobrando a cidade e o concelho, cada vez mais a seu belo prazer, conquistando mais amigos.
.
A última vez que o PSD ganhou em Seia foi em 1989 (já lá vão quase 20 anos), com uma diferença de 57 votos, num universo de 25 343 eleitores (na altura), sendo que o ilustre conquistador (Jorge Correia) já antes tinha ganho as eleições pelo PS. Como se poderá constatar dos dados oficiais (ANM e STAPE) que compilei no gráfico seguinte, não há candidato que resista.
.
.
Nunca vi uma mobilização tão grande numa campanha autárquica pelo PSD em Seia, sendo que todos os que se envolveram neste processo estão de parabéns pelo esforço e dedicação. Não interessa agora falar em culpados, nem em estratégias que não resultaram, porque as evidências falam por si. Talvez o Dr. Nuno Vaz tenha pecado pela seriedade e honestidade. Mas enquanto hoje, ele e os que com ele andaram nesta campanha, regressaram naturalmente aos seus locais de trabalho, outros sentem-se agora muito mais aliviados porque as suas empresas e empregos estão assegurados, bem como as alianças estratégicas e redes de interesses obscuras; em princípio durante mais 4 anos.
.
Está visto, o PS irá continuar a ganhar eleições em Seia, a não ser que o candidato pelo PSD seja alguém mediático ou corrupto.
.
A vida ensinou-nos que é nas adversidades e nas derrotas que mais aprendemos. Se antes ouvimos falar da boca do povo que os políticos são corruptos e que só querem é tacho, como é possível haver candidatos que, depois de indiciados de corrupção (Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro e Isaltino Morais - os 3 pastorinhos) conseguem vitórias esmagadoras nas eleições sem o apoio dos respectivos partidos? Talvez o único erro estratégico da campanha de Avelino Ferreira Torres tenha sido a sua participação na Quinta das Celebridades.
.
O povo fez a sua escolha, depois não se queixe. Cada um que tire as suas conclusões...eu tiro as minhas.

Sem comentários: