9.1.06

Estágios Internacionais

Na sequência do post anterior e por sugestão de um amigo, aqui fica uma referência sempre útil aos Programas de Estágios Internacionais.
.
O Programa Contacto, lançado em 1997 pelo ICEP, permitiu a muitos jovens licenciados conhecer outras realidades empresariais além fronteiras, numa aposta clara na internacionalização da economia portuguesa e na inovação. A 8ª edição terminou em 2005, tendo sido realizados cerca de mil estágios espalhados por mais de 50 países, num universo de 16 mil candidatos.
.
O Governo decidiu alargar e alterar o Programa. Assim surgiu o Inov-Contacto, visando "apoiar a qualificação no estrangeiro de jovens profissionais ou quadros de empresas em áreas chave do conhecimento", no intuito de reforçar a competitividade das empresas portuguesas".
.
O Programa Sócrates é outra das referências, neste caso centrado ao nível da educação. Está em curso a II Fase deste programa comunitário, criado em 1995, sendo o Erasmus apenas uma das 8 iniciativas e planos de concretização dos objectivos do projecto.
.
Associado ao anterior está o Programa Leonardo Da Vinci, cujos objectivos são apoiar o desenvolvimento de projectos de cooperação entre os Estados Membros, que promovam a inovação nos sistemas de educação e formação dos países participantes.
.
De referir ainda que, nestes projectos, directa ou indirectamente envolvido, esteve sempre o Prof. Doutor Mariano Gago.

Sem comentários: