16.12.05

Absolutamente fantástico

O Marketing surpreende-me diariamente. Ao passar pelas inúmeras ofertas natalícias que se nos deparam, constatei que actualmente, na árdua luta pelo mercado, as empresas transformam as embalagens dos produtos em armas estratégicas. O papel destas vai muito além da protecção, acondicionamento e trasnporte do produto. Não sei se já repararam, mas nalguns casos, a embalagem deixou de ser parte, para se tornar no verdadeiro produto, especialmente nos bens de consumo. Uma embalagem inovadora, numa extensa prateleira de hipermercado com produtos e marcas concorrentes, pode diferenciar-se e desencadear o mecanismo que lhe permite passar para o nosso carro de compras. Segundo os marketeers, as embalagens fazem parte da personalidade dos produtos.
.
Não admira portanto que a Coca-Cola tenha actualmente no mercado brasileiro 18 variações de embalagens, uma vez que o Brasil é o principal pólo de produção, consumo e exportação de embalagens inovadoras. Cerca de 19 das 20 maiores fabricantes mundiais de embalagens estão lá sediadas.
.
Por outro lado, a embalagem da marca de vodka Absolut (cujo formato da garrafa é semelhante a um frasco medicinal vendido no séc. XIX), tem sofrido poucas modificações desde a sua origem em 1879 na Suécia. Porém, rendida à força da embalagem, esta marca foi protagonista de uma das campanhas publicitárias mais marcantes das últimas décadas. Naveguem pelo excelente site da Absolut, visitem a nova roupagem especialmente criada para o Natal e deliciem-se com as músicas do Absolut Plastic Choir.

Sem comentários: