27.7.05

Doutores e Engenheiros

De acordo com um estudo publicado hoje pela rede europeia "Eurydice" em 30 países ("Números Chave da Educação na Europa 2005"), apenas 15% dos portugueses entre os 30 e os 34 anos são licenciados, menos de metade da percentagem da maior parte dos países europeus. Se pensarmos que é nesta faixa etária que está a grande força de trabalho do país para os próximos anos, a "coisa" complica-se.
.
.
De acordo com o estudo, Republica Checa, Itália, Hungria, Eslováquia, Polónia e Roménia têm uma percentagem tão baixa como a de Portugal. Na situação inversa temos a Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Chipre, Finlândia, Reino Unido, Islândia e Noruega, países onde uma em cada três pessoas desta faixa etária tem habilitações superiores.
.
O mesmo estudo revela que 20 por cento dos jovens europeus de entre os 15 e os 24 anos que deixaram o sistema educativo estão no desemprego. Porém, a dificuldade de integração no mercado de trabalho atravessa todos os países da União Europeia, com excepção da Dinamarca, Irlanda, Chipre, Áustria e Holanda, onde o desemprego neste grupo está abaixo da média.
.
O caso da Holanda é fácil de explicar, já que apenas trabalhando e com um salário razoável é que a rapaziada pode livremente escolher qualquer artigo da montra ou comprar aquela famosa planta, Cannabis sativa, outrora usada para fins medicinais e que actualmente se encontra nos cafés da especialidade.
.
Bem, no entanto a acreditar nas palavras do Engº Trocaste, em Portugal estes indicadores brevemente irão fazer parte do passado, já que o choque tecnológico e os 150 mil postos de trabalho nos irão colocar muito mais próximos dos países da União Europeia. Palavras para quê...é um artista português!

2 comentários:

António João Ferrão disse...

Força romeu...
Qualquer ajuda é só dizeres ...
Já não escrevo no meu à algum tempo mas tenho que voltar um dia destes a fazer
http://ajferrao.blogspot.com/

Porta-te

Anónimo disse...

Ola Romeu. Quanto a blogges nao devo ser grande ajuda visto que criei 1 e esqueci-me da pass, mas tas-se bem :)) Pra fazer comentarios isso nao ha prob mas tens que me ir lembrando que tens 1 blog senao a minha velha cabeca... O comentario que tenho a fazer aos "Doutoures e Engenheiros" é que se nao trabalhares tas lixado a não ser que sejas rico ou ganhes o euromilhoes, mas ai vai perder o sabor que é tares todos os meses a espera do fim do mes pra receberes e pagares o emprestimo ao banco do carro, o telemovel, a net, o tel fixo (como é o caso) aos chulos da maravilhosa Portugal Telecom, etc...
Acho que esta é uma pequena parte mas mt importante experiencia na nossa vida, mas da minha maneira de ver nao deveria durar tanto tempo... lol. 1 assunto pra pores no teu blogge: "O tão esperado choque tecnologico Vs O preco das Telecomunicações em Portugal" :)

1 abraço.