18.8.05

Prognósticos só no fim do jogo!

Aproxima-se a passos largos, a nova temporada futebolística em Portugal. É já amanhã, com o Sporting-Belenenses; faltam pouco mais do que 24 horas. Até agora, o defeso foi, como sempre, alimentado pelo agitado mercado de transferências. Casos tem havido muitos: Liedson sai ou não (?), Tomasson vem ou nem por isso (?), Nuno Valente prescindes da selecção ou sais do FCP (?), Miguel, onde andas e para onde vais?
.
Creio que iremos ter uma época bem diferente da anterior (em alguns aspectos)....pelo menos assim espero, para bem do futebol. Os 3 grandes continuarão a ser os sérios candidatos ao título e haverá um outsider a atrapalhar as contas (Boavista, Braga, Belenenses ou Guimarães?). Porém, as diferenças entre estes e os outros clubes já não serão tão notórias, tal como se tem vindo a confirmar. Pelos menos em termos de futebol jogado, porque relativamente a orçamentos a coisa muda de figura.
.
.
.
Penso que o Sporting poderá partir com alguma vantagem, pelo facto de ter mantido a sua estrutura, nomeadamente a equipa técnica e praticamente todos os jogadores. Enhakarire foi a maior perda, mas os € falaram mais alto. O Pedro Barbosa poderia perfeitamente ter pendurado as chuteiras (como veio a acontecer) antes da dispensa do sporting e o Rui Jorge poderia fazer mais uma época, reduzindo o seu salário. Apesar disso, não deixaram de ser processos mal conduzidos, tratando-se de atletas que muito deram a este clube. Peseiro, depois do estágio que fez o ano passado, terá esta época de mostrar resultados, pois não chega praticar o melhor futebol da Superliga ou formar e lançar novos craques.
.
No Benfica continua a faltar dinheiro para os reforços e muitas foram já as tentativas goradas para adquirir o tal ponta de lança e um nº10. Em Dezembro vão ser forçados a comprar um lateral direito, porque aquele puto arrogante com a mania que é vedeta (João Pereira) ou o Alex não vão dar conta do recado. Apesar deste aspecto, já têm mais alternativas para o meio campo.
.
O Porto perdeu para mim dois elementos que, apesar de não terem efectuado uma grande época no ano passado são fundamentais: Costinha e Maniche. Todavia, ganhou algo que seguramente lhe faltou e que caracterizou aquele clube; a disciplina. Que o diga Leo Lima, que foi dar banho ao cão, ou Quaresma que não joga para a equipa e que por isso vai ver muitos jogos do banco. As soluções na defesa não são muitas e como vai jogar um futebol de ataque, o Baía (naquela que será a sua última época a titular) vai sofrer muitos golos esta época.
.
Os jogadores vão ter que dar o litro, porque no final desta época joga-se o Mundial e ninguém quer ficar de fora. Por outro lado há também a expectativa de os mesmos se valorizarem com o mundial e assim os clubes conseguirem bons negócios, como será o caso do Ricardo e do Douala no Sporting.
.
Por sua vez, a arbitragem irá estar sempre na primeira linha da contestação. Ainda por cima com as novas regras do fora de jogo que muita polémica vão dar. Só irá ser assinalado um fora de jogo quando o jogador em posição irregular tocar na bola. Os árbitros auxiliares irão certamente começar a ter maior protagonismo e influência nos resultados. Por questões de segurança dos atletas, brincos, anéis, pulseiras e outros adornos não serão permitidos no terreno do jogo. No entanto, há outras alterações a meu ver um pouco ridículas. Por exemplo, um jogador não pode despir a camisola para comemorar um golo, senão é amarelado, mas pode levantar a camisola até ao pescoço! Será por causa da exposição pública dos pêlos situados nas axilas? Também só poderão aquecer 3 supelentes em simultâneo e sempre na área por detrás do árbitro assistente.
.
Enfim, ainda a procissão vai no adro. Para já, aqui vão os meus prognósticos para a jornada inaugural, esperando que a Académica comece bem o campeonato e consiga a permanência:
.
(1) Sporting - Belenenses
(2) E. Amadora - FC Porto
(x) Académica - Benfica
(2) União de Leiria - S. de Braga
(1) Boavista - V. de Setúbal
(1) V. Guimarães - N. 1º de Maio
(x) Paços Ferreira - Nacional
(x) Gil Vicente - Marítimo
.
.
Apesar dos prognósticos se fazerem só no fim do jogo (!), prevejo que o árbitro não irá assinalar 3 penalties flagrantes a favor do meu Sporting e que o Benfica irá beneficiar em Coimbra de um penaltie escandaloso... a pedido de muitas famílias.

Sem comentários: