25.8.05

Leis do mercado

Os combustíveis não param de subir e praticamente todos os dias são atingidos novos records. No dia de hoje, o preço do gasóleo praticado pela Galp já ultrapassa a barreira psicológica de 1 €. Os preços de referência da líder de mercado subiram 1,6 cêntimos no caso do gasóleo e de 1,2 cêntimos no caso das gasolinas sem chumbo 95 e 98.
.
Podemos dizer que estes aumentos são consequência de contingências dos mercados internacionais. De facto, em Nova Iorque, o preço do barril do petróleo atingiu os 68 dólares durante a manhã de hoje. Comparando com o ano de 2003, o preço do barril mais do que duplicou. O problema é que estes valores não são apenas meros indicadores estatísticos, afectando toda a economia de um país e Portugal não foge à regra.
.
Segundo palavras do director geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), "Temos uma procura muito forte e não há qualquer perspectiva de vir a diminuir.
..

.
Recordo-me que há uns anos, sempre que era noticiada uma subida dos preços dos combustíveis, as bombas de gasolina, na véspera da entrada em vigor dos novos preços, registavam uma enorme afluência. Tudo para encher o depósito e poupar uns tostões. O efeito era semelhante ao desencadeado pela expressão “Bar aberto”, proferida em qualquer bar do país.

Hoje essa imagem não corresponde minimamente á realidade. Actualmente preferimos ir á vizinha Espanha fazer compra (não necessariamente caramelos) e atestar os depósitos. Para além da diferença de IVA (clivagem acentuada pelo actual governo português), as diferenças de preços nos combustíveis são de facto substanciais.

Para os mais curiosos, recomendo a consulta da página do Ministério da Industria Espanhol, onde podemos encontrar os preços dos combustíveis em todas as estações de serviço espanholas:

http://www6.mityc.es/energia/hidrocarburos/carburantes/index.asp

Por isso, nos fins-de-semana, em vez de nos enfiarmos nos Shoppings de Lisboa ou Porto, vamos até Espanha, passeamos, fazemos compras e atestamos os depósitos.

Que poderemos dizer….são as leis do mercado!

Sem comentários: