26.5.06

SCP e SLB - Estratégias

As diferenças nas estratégias do Sporting e Benfica são uma vez mais evidentes, podendo ser analisadas tendo como referência dois dos jogadores que carregam a mística dos respectivos clubes: Sá Pinto e Rui Costa. Tenho pena de ver sair Sá Pinto, actualmente com 33 anos (9 épocas no Sporting), jogador de garra que veste a camisola pelo clube. O SLB foi buscar Rui Costa, excelente jogador que conta com 34 anos (4 épocas no Benfica), para incutir o espírito de união no balneário, levar mais pessoas ao estádio e vender camisolas e merchandising.
.
A questão que se coloca é a seguinte: Devolver a mística ou apostar na formação? Quem aposta em formação, mais tarde ou mais cedo, vê partir os símbolos do clube para dar oportunidade ás novas esperanças. Basta vêr em que clube foram formados e lançados jogadores como Figo, Ronaldo, Quaresma, Simão, Hugo Viana, Beto, Boa Morte, Moutinho, Nani, etc. Quem não aposta na formação acaba por se socorrer dos antigos símbolos. Compreendo a alegria dos adeptos. Claro que Rui Costa irá trazer um perfume ao meio campo do Benfica, resta saber se o frasco é de 90ml ou de 35ml.
.

7 comentários:

José Leal disse...

A aposta na formação do Sporting deu dois títulos ao Sporting.

A verdade é que a vinda de um jogador como Rui Costa, faz mais sentido ara um clube grande e que luta todos os anos pelo título, do que a aposta na formação.

Romeu disse...

Não deixa de ser um facto, mas muitas vezes os frutos colhem-se mais tarde. Será que a avaliação da aposta em formação apenas terá como critério os títulos conquistados?

Nuno Almeida disse...

Meu caro Romeu, o teu sportinguismo turva-te os olhos.
De entre os antigos, o SCP formou o Figo, o Benfica o Paulo Sousa e o Rui Costa, sendo certo que compará-los ao caceteiro do sá pinto é uma ofensa a qualquer um deles. Quanto a esse tempo estamos conversados.
O mesmo se diga do Beto, que nunca foi jogador em lado nenhum a não ser no sporting.
Os jovens valores, pela idade e inexpêriencia, só percebem a instituição onde estão inseridos se tiverem referências, idolos que respeitam e cujos ensinamentos acatam.
Acatar ensinamentos de sá pinto é aprender má educação, violência e desrespeito pelas regras. Por isso o Paulo Bento mandou-o embora num acto de boa gestão.
Ter rui costa é ter um exemplo de brio, profissionalismos e amor à camisola em todos os clubes por onde passou.
Essa é a grande diferença e por isso um vem e o outro vai, este último contra a sua vontade.
Quanto à formação, agora que o centro de estágio do SLB vai entrar em funcionamento, logo veremos. É que sem centro de estágio, a treinar no real massamá, no estádio nacional e noutros locais, temos o Manuel Fernandes e o Moreira. Com o centro de estágio, terenmos muitos mais.
Por isso meu caro, a breve trecho veremos quem tira mais frutos sem ter que vender aneis (alvaláxias e outros) para garantir que não perde os dedos.
A diferença do SLB com o SCP é a conjugação da formação com as referências, pois é desta mistura que se fazem as grandes equipas.

ET disse...

Não só subscrevo o que o expresso do ocidente escreve,como também acrescento que com o Centro de Estágio ficaremos seguramente muito + fortes e,aliaremos a médio prazo,referências da formação com alguns dos melhores executantes mundiais,e como somos um clube que gera receitas muito acima(até pelo número de adeptos e sócios,mas não só),parece-me evidente que ao contrário da instituição SCP,não seremos nem precisaremos de ser tão vendedores. Quanto ao Rui e ao Sá,revejo-me a 100% no carácter do primeiro a muitos níveis,enquanto o Sá,aparentemente em paralelo com a grandeza das duas instituições,está distante amigo Romeu,muito distante mesmo,os factos são inegáveis...Aliás,quanto a referências, vide o exemplo P.Barbosa,que vai voltar ao SCP pois refazem o erro de o ter mandado embora,lá se volta como jogador ou não,isso depende de muitos factores...Quanto ao tamanho do frasco, acredita que o mesmo,independentemente dos títulos que o Rui ajudará ou não a ganhar enquanto jogador,não terá nenhuma dessas insignificâncias de conteúdo,pois arrisco-me a dizer que não haverá possível comercialização do mesmo na medida da proporção da importância do Rui, até porque hoje é jogador,amanhã director desportivo e depois presidente,certamente o trajecto que,em muito,enriquecerá a instituição Benfica. Por muito que isto custe a muita gente,o tempo dos Vales e Azevedos já lá vai e com pessoas como o Rui Costa no SLB,esse tempo dificilmente voltará.
Há algo do qual eu sempre terei prazer em usufruir amigo,que é esta salutar rivalidade clubística que temos, que infelizmente muitos não sabem o que significa.
Abraço

Romeu disse...

Caríssimo amigos, parece-me que o vosso benfiquismo é que vos faz deturpar algumas palavras e ofusca a realidade. Apenas referi que:
1) As estratégias dos dois clubes são diferentes
2) Apontei como exemplo o que se passou com dois jogadores que carregam a mística dos clubes
3)Questionei qual a melhor opção 4) Disse que para apostar na formação tem de see dar espaço aos jovens e
5) Afirmei que o Rui Costa é um excelente jogador mas que não sei se irá durar os 90 minutos

Não vejo tanta razão para as vossas azias. Já estou mesmo a vêr, esta época ninguém vai poder tocar no Sr. Rui, dentro ou fora das quatro linhas.

Saudações

Anónimo disse...

O Fernando Santos vai montar a equipa toda em torno do novo capitão de equipa - Rui Costa. Resta saber quais as soluções quando ele faltar ou for bem anulado.

Por outro lado, parece evidente que irá vender o Simão, antes que possa rebentar mais uma crise de capitães de equipa. Não vá o menino chatear-se, amuar e pedir ao sogro para escrever algo no seu site.

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP baltimore real estate agent Protonix leg cramp Choosing a canister vacuum cleaner black jack rule 20 Mitsubishi dlp wd-62627 Decks patios driveways spencer idaho Sarasota ritz carlton discount rate blackjack actionscript tutorial Asian cun sample religious wedding invitations Dvd player free trial download renault lugana drive shaft 21st century black jack What expansion slot do i have