5.2.06

Magic Key

Esta a ser desenvolvida uma aplicação informática a pensar em todas as pessoas impossibilitadas de utilizar os membros superiores, nomeadamente pessoas tetraplégicas, com paralisia cerebral ou poli traumatizadas. O projecto e a tecnologia utilizada são totalmente portugueses e estão a ser desenvolvidos por um professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda, com o apoio da Associação Augusto Gil.
.
Luís Figueiredo, professor da área de Informática do IPG, é o criador do “Magic Key”, uma chave que permite o controlo completo de um computador através do olhar e de um piscar de olhos. Segundo o próprio "é um exemplo daquilo que é possível desenvolver numa região do interior como a Guarda, quando se junta a vontade de inovar com um conjunto de sinergias científicas e técnicas, tendo presente as dificuldades sentidas por muitos cidadãos com necessidades especiais".
No fundo, trata-se de um excelente exemplo de como a tecnologia e a criatividade podem servir a comunidade.
.
Porém, segundo consegui apurar, apesar de já ter sido referenciado nalguma comunicação social, o projecto é bem o sinal da interioridade que ainda vivemos no nosso país. Não sei se o Prof. Mariano Gago já falou neste projecto ao visionário do choque tecnológico. Sei que já foi apresentado a diversas empresas e entidades que, reconhecendo-lhe o mérito e mais valia, se recusaram a apoiar a sua implementação prática.
.
Num mundo globalizado no qual se pretende quebrar as barreiras da comunicação e as assimetrias existentes, este é bem um exemplo da interioridade de um país… que também é o meu. Fica aqui a devida referência a este excelente projecto, verdadeiramente empreendedor.

Sem comentários: