27.7.05
Doutores e Engenheiros
26.7.05
Abrir a Pestana
As Quatro Estações de Vivaldi
.
25.7.05
F Utilidades
Para além do meu motor de pesquisa de eleição (Google) e da consulta dos Emails (Hotmail e Yahoo), indico uma enciclopédia (Wikipédia) e um site com artigos científicos (Biblioteca do Conhecimento), permitindo entre outros aspectos, cultivar o jardim encefálico. Segue-se a sempre útil informação metereológica (Instituto de Metereologia) e o site mais burocrático da web (Associação Nacional de Municípios), com mapas e indicadores estatísticos diversos. O site das Páginas Amarelas substitui aquela que foi, durante alguns anos, a encadernação mais espessa presente em nossas casas. Não podia deixar de incluir a empresa líder das comunicações móveis (TMN) e a TV Cabo.
As notícias, o desporto e a música teriam de estar presentes. Assim aparecem a Agência Lusa e a TSF que nos permitem saber instantaneamente qual foi o último ministro a ser demitido. Nos jornais, para além daquele que faz as delícias de qualquer veraneante em plena praia do Tamariz (Expresso), temos o Público, a Visão, o Record e o Porta da Estrela (esse grande baluarte do jornalismo em Portugal). Os amantes do desporto deverão visitar o Zero.Zero e o Planeta do Futebol.
Na música optei pela irreverente Antena 3, que é a rádio que mais e melhor promove a música portuguesa. Poderemos também pesquisar Cd's, Dvd's e livros através da Amazon, Fnac ou Livraria Bertrand. Para os amantes do cinema existe a 7ªarte com uma base de dados de filmes, e os sites da Gettyimages e da World Press Photo para quem gosta de fotografia. Para quem deseja comprar máquinas fotográficas, câmaras de vídeo ou outros artigos semelhantes a um preço bastante competitivo, recomendo a Pixmania.
Podemos não ter tempo e dinheiro para uma alimentação correcta, mas para férias e viagens há sempre. O crédito é sempre uma opção a recorrer, aumentando o balão de oxigénio e, simultaneamente a grossura da corda que mais cedo ou mais tarde nos irá sufocar. Assim, o Guia Michelin é indispensável para vêr o melhor trajecto, o mais económico ou mesmo saber quantos kilómetros separam Cascais de Veneza. Para além do Guia de Alojamento da responsabilidade da Maisturismo, incluo também o Guia de Portugal, ambos numa lógica de "Vá para fora cá dentro". Por sua vez, o Netviagens dá-nos o passaporte para o mundo (apresentando sempre umas promoções de última hora) e através do Netmenu podemos viajar pelos odores e sabores da nossa culinária.
Para que possamos queimar algum tempo antes de picar o cartão e ir para casa, recomendo o Miniclip. Como o sonho comanda a vida, a passagem pelo site do Euromilhões é obrigatória. Peguem numa calculadora científica, consultem os vossos apontamentos de probabilidade e estatística e toca a apostar.
.
Desculpem-me os eventuais interessados, mas os sites da Caixa Geral de Aposentações e dos Horóscopos terão de ficar para uma próxima.
14.7.05
A chave do priorado
Pelos vistos há quem use os blogs como uma espécie de diário pessoal. Porquê?
Como os tempos mudaram...! Este diário que aqui falo tem os dias contados. Com o actual peso das novas tecnologias de comunicação, num mundo cada vez mais globalizado e estandardizado, as palavras perderam a sua verdadeira essência, significado e sentido. Parece um contra-senso, mas não; é a pura realidade. Acredito que qualquer sentimento já tenha o seu respectivo ícone animado criado. Hoje, é muito mais fácil usarmos a mão direita e, com a seta do rato alcançar o outro lado do mundo, do que usar a palavra e a seta do Cupido para conquistarmos a pessoa que mora aqui ao lado.
Enfim, já não chega a exposição que as nossas vidas estão sujeitas e nós ainda ajudamos á festa, aderindo á blogosfera. E eu cá estou, a seguir as modas. Já parto em desvantagem e com algum atraso, é verdade, mas sempre a tempo de me dar a conhecer a meio mundo. Sim, entendendo meio mundo como o conjunto de pessoas que:
1) sabe lêr a língua de Camões,
2) Utiliza a internet,
3) e tem curiosidade e interesse nestas banalidades que aqui escrevo.
Será que terei vontade e paciência para continuar a aparecer por aqui, autoestimulando-me com esta escrita labiríntica, ou fico-me já por aqui?