16.11.05

O Cubo Mágico

Quem não se lembra do Cubo Mágico? Hoje fui ao baú das memórias e lembrei-me do famoso quebra-cabeças da década de 80. Entretanto investiguei um pouco da sua história.

.
O primeiro protótipo foi desenvolvido em 1974 por Erno Rubik, o seu criador, professor de design de interiores da Academia de artes e trabalhos manuais de Budapeste. Porém, a sua explosão em termos de popularidade iniciou-se em 1980, quando o cubo passou a ser um brinquedo internacional, para todas as idades e profissões. Para conseguir dar resposta à grande procura, para além da Hungria, foram criados centros de produção na China, Hong Kong, Brasil, entre outros. Em 1985 os direitos de autor sobre o cubo foram comprados por Seven Towns, que o reintroduziu no mercado, obtendo muito sucesso.
.
Apesar de já estar introduzida a febre pelo SudoKu, nenhum outro quebra-cabeças teve tantos adeptos, o que o torna um brinquedo genial. Entretanto, para quem quiser voltar a tentar, deixo aqui um site com o jogo do cubo mágico on-line, bem como umas dicas para conseguir chegar ao fim.

1 comentário:

Tania Capel disse...

oi Romeu...

com meu irmão não deu muito certo essa história... meu sobrinho flagrou os cachorros no ato e disparou: "foi isso que vc fez com a minha mãe?!"... isso com 5 anos de idade...

vou ver o vídeo!
abraços